Você já parou para observar a postura do seu animalzinho enquanto ele se alimenta ou bebe água?
Ao utilizarem o potinho apoiado no chão, cães e gatos, mesmo os de menor porte, são obrigados a curvar acentuadamente a cabeça e pescoço, para alcançar o alimento.
Isso sobrecarrega algumas articulações, sobretudo ombros e cotovelos, além da coluna cervical. Isso pode gerar problemas ou agravar lesões nos animais que já sofrem algum tipo de patologia ortopédica.
O mercado tem uma infinidade de modelos, mas no momento da escolha, os pais e mães de pets devem levar em consideração o nível de conforto que o comedouro e bebedouro proporcionarão ao filho de quatro patas.
A melhor elevação é na altura do início do peitoral do animal, de forma que ele não precise levantar muito a cabeça, nem abaixar demais para comer. Consulte o médico-veterinário para obter a melhor indicação.
Alguns dos principais benefícios incluem:
Melhora a postura do animal na hora da alimentação (reduzindo a sobrecarga em ombros e coluna, que pode agravar problemas articulares).
Contribui para uma melhor digestão (o animal se alimentar em uma posição mais anatômica, auxilia na deglutição e melhora a digestão, além disso, reduz chance de torções gástricas, e de vômito e refluxo após a ingestão do alimento.
Diminui casos de engasgos em pets braquicefálicos (Animais braquicefálicos, como pugs, buldogues e shih-tzus, são aqueles com nariz achatado e encurtado. Por conta dessa particularidade anatômica, essas raças têm mais dificuldade para respirar, o que as tornam mais propensas a tosse e falta de ar. Portanto, o comedouro elevado ajuda a reduzir a ingestão de ar durante a alimentação, minimiza as chances de engasgo e reduz a formação de gases intestinais)
Você já sabia de todos esses benefícios? Continue acompanhando o Blog da Dose de amor clinica e Reabilitacao vet para mais conteúdos sobre o mundo pet!
Comments