Ainda que pareça óbvio que a paralisia se caracteriza pela perda total do movimento. É comum confundir-se com paresia, que é a perda parcial. Os principais sintomas de paralisia em cachorro são a dificuldade de mobilidade, dores especialmente na coluna e dificuldade em urinar e defecar.
Durante a consulta , veterinários precisam realizar varias investigações para poder identificar a origem do problema.
Diversas razões podem fazer com que um cãozinho pare de se locomover, seja parcialmente, seja completamente. A agilidade no diagnóstico e a instauração de terapias adequadas para cada caso são, portanto, fundamentais para a recuperação do animal.
Algumas das principais causas de paralisia em cachorro:
*hernia de disco
*traumas, quedas, atropelamentos
*cinomose
*tumores
*mielopatia degenerativa
*doenca do carrapato
*artroses
*botulismo
Como as causas são várias, os tratamentos também serão, a melhor forma de tratamento é união de diferentes práticas clínicas e terapias complementares, com objetivo de restaurar a saúde do animal. É aí que entram outros profissionais, como o fisioterapeuta , neurologista, ortopedista e clínico veterinário indispensáveis, não só para a possível retomada de movimentos por parte do cão, mas para o restabelecimento de uma vida feliz e saudável.
MEDIDAS PREVENTIVAS:
É possível retardar ou diminuir a chance de o pet desenvolver problemas de locomoção tomando alguns cuidados desde cedo.
Portanto, evite deixá-los subir e descer escadas, sofá, cama etc. Isso diminui os esforços excessivos e a sobrecarga da coluna, evite pisos lisos e escorregadios. Atualmente, existem rampas e escadas próprias para cães que facilitam a locomoção e exigem menos esforço do animal. Siga nos acompanhando para mais dicas sobre a saúde pet!! Tem dúvidas? sugestões? Escreva para gente .
Comments